O mundo sofreu muitas mudanças nos últimos anos, e com isso os hábitos de consumo também mudaram. A relação de custo/benefício ainda é importante, mas conforto e bem-estar se tornaram balizadores importantes nas decisões de compra.
Hoje existem 3 pilares de consumo importantes para o consumidor moderno:
1 - Praticidade de uso e armazenamento (conveniência)
2 - Economia de tempo
3 - Sustentabilidade
Quando o produto contempla um desses pilares além do seu uso convencional, o valor percebido é maior, o que para as empresas pode significar uma margem de lucro melhor do que a convencional.
Nos mercados de Personal Care já vemos alguns exemplos de mudanças de produtos que trazem alguns desses benefícios para clientes
Shampoo/condicionador em barra
Enquanto em Home Care o sabão em barra está cedendo o lugar para os detergentes em pó e líquido, os formatos sólidos no mercado de Personal Care, que antes ocupava apenas o espaço de sabonete de corpo, agora expandem seu domínio para os cuidados com cabelos. O shampoo e o condicionador em barra contêm menos água, e não necessitam de embalagens plásticas, sendo mais sustentáveis. Eles também são mais fáceis de transportar e armazenar e tem um uso otimizado, pois apresentam maior rendimento em comparação aos produtos líquidos
Produtos em pó
Variando desde protetor solar até máscara de argila, esse formato tem ganhado bastante espaço por sua praticidade, custo benefício e menos utilização de água
Shampoo em spray (a seco)
São indicados para serem utilizados entre lavagens, absorvendo a oleosidade excesiva do couro cabeludo.
E em Home Care?
Normalmente essas tendências se refletem em algum grau no mercado de Home Care. Afinal, quem não quer gastar menos tempo e espaço com rotinas de limpeza da casa? Para o mercado de Home Care alguns formatos diferentes já são comuns fora do país, com uma proposta de otimização e conveniência na vida dos consumidores:
Lenços
Muito populares na América do Norte, principalmente no subsegmento de amaciantes, eles além de ocuparem menos espaço, também consomem menos água e são mais fácies de utilizar
Cápsulas
Os famosos “pods” são amplamente utilizados em muitas regiões do mundo, onde detergente concentrado (e as vezes amaciante também) é apenas diluído dentro da máquina durante a lavagem. Por ter menor quantidade de água utilizada, as cápsulas ajudam na economia de recursos, armazenagem e transporte, talvez o único desafio seria a dosagem para lavagens com poucas roupas
Pellets
Conhecidos como “beads”, essas gomas de produto concentrado são fáceis de usar, dosar, ocupam pouco espaço e consomem menos água que os produtos comuns
Praticidade é a palavra do momento!
Em Home Care, a praticidade também está em alta e com consumidores cada vez mais antenados a tudo que utilizam! Novos formatos na indústria de Home Care podem revolucionar os hábitos de consumo e trazer melhorias significativa, não somente a rotina, mas também ao planeta. Como exemplos de Novos Formatos, já existem limpadores de superfícies em pó, lava roupas concentrado e outros que você pode conferir no nosso outro artigo sobre Novos Formatos!
Mas além desses,
aqui estão alguns dos formatos que tem potencial para ser o futuro da indústria
de limpeza e onde a BASF pode oferecer soluções:
Lava-Louças em Spray
Viscosidade é percebida como sinônimo de eficiência pelo consumidor, mas isso não necessariamente é verdade, principalmente para os detergentes lava-louças. O formato em spray, muito popular no Japão e ganhando notoriedade nos EUA, apresenta menos componentes em sua formulação, com aplicação otimizada que garante um maior rendimento
Pastilhas para limpadores de superfícies
Basta adicionar a pastilha no frasco e mexer para ter um limpador da sua escolha, sem necessidade de ficar carregando e guardando inúmeras garradas
Customização
Imagine ter três tipos de detergentes: um para roupas delicadas, outro para roupas coloridas e outro para roupas brancas. São três galões que precisam ser carregados e necessitam muito espaço para guardar. E se fosse necessário apenas um? A customização permite o ajuste do tipo de lavagem de acordo com o tipo de roupa, sendo necessário apenas colocar na dosagem o efeito desejado através de uma ampola
As mudanças trazidas nos últimos anos nos mostraram como o mundo muda rápido e, assim como as prioridades e necessidades dos consumidores, as empresas devem se adaptar.
Tem algum formato que você prefere? Qual você mais utiliza em casa? Conta pra gente.